Terapia Intensiva e Clínica Médica com Excelência
Comprometimento com a vida
25/11/2016 13:24

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Renascentista é um dos centros de excelência na assistência em saúde da instituição. Conta atualmente com equipe multidisciplinar especializada, que exerce suas atividades seguindo protocolos de conduta bem definidos, utilizando-se dos mais modernos e avançados dispositivos de auxílio aos cuidados do paciente crítico.

Segundo o Dr. Daniel de Oliveira Beraldo, médico especialista em clínica médica, terapia intensiva e nefrologia, mestre em nefrologista pela UNIFESP – EPM e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva e da Unidade de Clínica Médica do Hospital, “a equipe médica é composta por médicos intensivistas diaristas e médicos intensivistas plantonistas, que realizam acompanhamento horizontal dos casos, proporcionando, ao longo dos últimos anos, a obtenção de níveis de excelência no controle de qualidade interno, com destaque para baixíssimas taxas de mortalidade e de infecções hospitalares, inferiores à maioria dos serviços de saúde privados do país”.

“Além dos médicos especialistas em cuidados intensivos, o corpo clínico abrange cardiologistas, com ênfase especial para especialistas em arritmias, marca-passos e hemodinâmica (cateterismo cardíaco e angioplastia), nefrologistas, neurologista clínico especialista em epilepsia, reumatologista, cirurgiões gerais, cirurgiões vasculares, cirurgiões oncológicos, ortopedistas e neurocirurgiões, que possibilitam acompanhamento e tratamento de diversas patologias, nos seus variados estágios de complexidade”, complementa Dr. Daniel.

O suporte nefrológico (das doenças renais) tanto intra-hospitalar quanto após a alta, é feito por médicos pertencentes ao corpo clínico da Unidade de Nefrologia do Hospital e ao InNefro – Instituto de Nefrologia de Pouso Alegre, dispondo de todas as modalidades de hemodiálise necessárias para os cuidados dos pacientes críticos, inclusive a modalidade contínua mais moderna, Prismaflex - Gambro, uma das primeiras unidades do Estado de Minas.

Em relação a equipe multidisciplinar, Dr. Daniel destaca que “em conjunto com cuidados médicos da equipe, a equipe multidisciplinar é composta pelas equipes de enfermagem, fisioterapia especializada em UTI, fonoaudióloga especialista em disfagia e nutricionista, que realizam acompanhamento integrado e harmônico aos pacientes da Unidade e do Hospital”.

“Em paralelo à Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital Renascentista desenvolveu e aperfeiçoou, ao longo dos últimos 4 anos, o serviço de Clínica Médica, que atualmente conta com equipe multi-especializada, prestando assistência horizontal e integral em ambiente de internação clínica, com uma proposta de acolhimento, acompanhamento e tratamento inovadora e diferenciada na região. Destacam-se o acompanhamento clínico pós-alta (realizado nos casos mais complexos), o trabalho em equipe das equipes assistenciais e a integração clínico-operacional do Hospital Renascentista, HR Medicina Laboratorial, Nítida e Innefro, confluindo, em pouco tempo, em mais de 500 pacientes e familiares em acompanhamento ambulatorial contínuo”, finaliza.

Outras notícias